Copa do Brasil Sub-20 começa nesta quarta (22); veja times e agenda


A Copa do Brasil Sub-20 inicia nesta quarta-feira (22) a sua 14ª edição, reunindo equipes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

O torneio, considerado uma das principais vitrines das categorias de base do país, será disputado por todos os campeões estaduais e pelos cinco vice-campeões das federações mais bem colocadas no ranking da CBF.

Na primeira fase, os confrontos foram definidos pela proximidade geográfica. As partidas serão em jogo único, e, em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis.

A partir das oitavas de final, os duelos passam a ser em ida e volta. O São Paulo, atual campeão, busca o bicampeonato e o quinto título da história da competição.

Reconhecida como uma das maiores competições da base, a Copa do Brasil Sub-20 já revelou nomes de destaque, como David Neres, Pedro e Antony. Além disso, o torneio é uma oportunidade para olheiros e analistas observarem talentos de todas as regiões do país. A E-Scout, plataforma especializada em scouting de base, mantém um banco de dados com mais de 6.500 atletas mapeados.

“Nos últimos anos, a Copa do Brasil Sub-20 se firmou como um verdadeiro termômetro da base. É uma competição democrática, que dá visibilidade a clubes fora do eixo principal e permite observar atletas em um ambiente competitivo e de curta duração”, analisou o executivo.

A edição de 2025 reúne nove equipes que também disputaram a Série A do Brasileiro Sub-20. O Cuiabá, tricampeão estadual consecutivo, busca transformar o domínio regional em projeção nacional. O clube, que recentemente vendeu o atacante Gustavo Santana ao São Paulo e já revelou o lateral Rikelme — hoje no Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes —, segue apostando forte na base.

“Estamos vivendo um momento importante no futebol profissional e, por meio da base, conseguimos promover um número significativo de jogadores. Diante desse cenário, entendemos que a Copa do Brasil é uma boa oportunidade para observar de perto os mais jovens com potencial, além de avaliarmos, em um nível mais elevado, os atletas que chegaram recentemente. Nos preparamos bem e temos o objetivo claro de buscar a classificação diante de uma equipe forte. Comparada ao Campeonato Brasileiro, a Copa oferece um caminho mais curto para uma possível conquista”, afirma Thiago AprÍgio, coordenador da base do Cuiabá.

O Fortaleza, bicampeão cearense, também chega confiante. Em 2024, Ceará e Bahia alcançaram as semifinais, colocando dois clubes do Nordeste entre os quatro melhores. O Vitória, campeão em 2012, segue como o único nordestino a levantar a taça.

“O investimento na base vem crescendo de forma consistente nos últimos anos. Hoje contamos com uma estrutura mais moderna, processos de captação mais eficientes, ampliação de staff técnico e investimentos contínuos em tecnologia, ciência e formação de profissionais. Tudo isso mostra o entendimento da diretoria de que a base é uma prioridade institucional”, disse gerente das categorias de base do Fortaleza.

“Esse crescimento vai muito além do aspecto financeiro, mostrando que é também de mentalidade, de cultura e de compromisso com o futuro do Fortaleza. Sabemos que podemos crescer mais, pois mesmo contando com o 15º orçamento do Campeonato Brasileiro Sub-20, nos últimos dois anos, chegamos nas semi e nas quartas de finais”, completou Erisson Matias .

O Sport é outro clube nordestino que aposta na força de sua formação. O Leão busca novas joias após o sucesso do lateral Pedro Lima, vendido ao Wolverhampton, da Inglaterra, por 10 milhões de euros, na maior transação da história de um clube do Nordeste. Outro destaque é Zé Lucas, atacante que tem atraído o interesse de equipes europeias e atua pela seleção brasileira de base.

A Copa do Brasil Sub-20 será disputada até 10 de dezembro, data prevista para a grande final.

Confira os confrontos da primeira rodada:

Quarta-feira (22)

  • 15h – Sport x Sergipe
  • 15h – CRB x América-RN
  • 15h – Flamengo x Porto Vitória
  • 15h – América-MG x Vila Nova
  • 15h – Vasco x Cuiabá
  • 15h – São Paulo x Operário Atlético
  • 15h – Criciúma x Operário-PR
  • 15h30 – Iape x Santa Cruz-AC
  • 15h30 – Coritiba x Novorizontino
  • 16h – Paysandu x Mazagão
  • 16h – Tocantinópolis x Rolim de Moura
  • 16h – Atlético-MG x Real Brasília

Quinta-feira (23)

  • 15h – Fortaleza x Piauí
  • 15h – Bahia x Cruzeiro-PB
  • 16h – Fast x Monte Roraima

Sábado (25)

  • 15h – Grêmio x São José-RS



Fonte: CNN Brasil

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours