Após ser indicado a duas categorias no Oscar 2026, “Guerreiras do K-pop” ficou de fora dos nomeados ao Bafta (British Academy Film Awards), que foram anunciados nesta terça-feira (27). Alguns fãs estranharam a falta da animação na premiação, mas tudo isso tem uma razão por trás.
A Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão já havia anunciado que a produção não seria elegível ao prêmio de Melhor Animação, por não ter tido um “lançamento cinematográfico qualificado” no Reino Unido. A produção foi lançada apenas no streaming.
A Netflix ainda tentou recorrer com uma brecha na regra vigente, tomando como base uma cláusula da regulamentação interna da Academia que diz que, em “circunstâncias excepcionais”, pode-se aceitar inscrições de filmes que tenham sido distribuídos no Reino Unido por meio de outros modelos de distribuição.
O filme chegou a ser exibido nos cinemas do país, mas apenas em sessões especiais meses após o lançamento no streaming. Da mesma forma, o recurso foi negado pela Academia, alegando que a animação não atingiu o requisito mínimo de “pelo menos 10 exibições comerciais no Reino Unido, durante pelo menos sete dias”. Com isso, o longa não fará parte da premiação britânica, que segue com apenas três concorrentes na categoria de Melhor Animação: “Elio”, “A Pequena Amélie” e “Zootopia 2”.
Confira a lista completa de indicados ao Bafta 2026. A premiação acontece no dia 22 de fevereiro em Londres, na Inglaterra.
Fonte: CNN Brasil

+ There are no comments
Add yours