Ministros acreditam que STF terá composição completa ainda em março


Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) acreditam que a Corte terá composição completa ainda em março. A aposta é a de que Jorge Messias terá o nome aprovado pelo Senado entre o final de fevereiro e o início de março.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve enviar, a partir da próxima semana, a mensagem presidencial ao Senado com a indicação do advogado-geral da União para ministro do STF. 

O envio da mensagem formaliza aos senadores a indicação feita pelo presidente e permite o início da tramitação da indicação no Senado, com a definição de uma data para a sabatina de Messias.

O STF é composto por 11 ministros. Desde outubro, quando Luís Roberto Barroso antecipou sua aposentadoria e deixou o tribunal, a Corte conta com dez ministros em atuação aguardando a análise do nome do indicado de Lula.

A expectativa no STF e no entorno de Messias é a de que a sabatina do ministro deve ser marcada para depois do Carnaval. A tendência no Senado é de votar a indicação no plenário da Casa no mesmo dia, tão logo a sabatina seja concluída.

Lula indicou Messias para o STF em novembro do ano passado. Diante dos recados de que a escolha enfrentava resistência entre os senadores, o presidente deixou de enviar a mensagem presidencial ao Senado.

O entorno de Lula, senadores e ministros do STF avaliam agora que as articulações avançaram nos últimos meses, as resistências diminuíram e que o cenário está mais favorável para aprovação no Senado da indicação de Messias. 

Enquanto aguarda o envio da mensagem presidencial, Messias segue em contato com os senadores em busca de apoio. O ministro tem afirmado nessas conversas que pretende atuar de maneira discreta e que exercerá a autocontenção caso seja aprovado pelo Senado para o cargo de ministro do STF.



Fonte: CNN Brasil

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours