O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou que o governo federal pode pedir, se necessário, um prazo maior para a tarifa de 50% anunciada pelos Estados Unidos sobre a entrada de produtos brasileiros entrar em vigor.
“Nós queremos resolver o problema o mais rápido possível, se houver necessidade de mais prazo, vamos trabalhar nesse sentido”, disse Alckmin, após reunião com representantes da indústria para tratar do tema.
Durante a reunião, a indústria solicitou ao vice-presidente que o governo federal negocie uma ampliação do prazo para o início de vigência da tarifa, previsto para 1° de agosto.
“O que nós ouvimos aqui foi negociação, ou seja, um empenho para rever, o que coincide com a proposta do governo brasileiro e do presidente Lula. Foi colocado de que o prazo é exíguo. O prazo é curto. De que nós deveríamos trabalhar pela sua dilação”, disse Alckmin após o encontro.
O encontro foi o primeiro do comitê interministerial criado para formular a resposta brasileira à tarifa de 50% imposta pelos EUA sobre a importação de produtos brasileiros.
A ideia do Planalto é aproveitar a interlocução e o acesso dos empresários brasileiros ao mercado dos EUA para alinhar o discurso entre os setores público e privado e definir a melhor estratégia de negociação.
O vice-presidente argumenta que, antes de o governo tomar qualquer decisão, é fundamental ouvir o setor privado, que mantém interlocução direta com o mercado norte-americano.
A decisão de criar o comitê foi tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os trabalhos serão comandados pelo ministério liderado por Alckmin, com apoio da Fazenda, Casa Civil, Itamaraty e Relações Institucionais.
Fonte: CNN Brasil
+ There are no comments
Add yours