
A Prefeitura de Mucuri, por meio da SEME e SEMAS, promoveu o 1º Encontro de Orientadores Educacionais do Ciclo Formativo 2025-2028. O evento ocorreu em 13 de maio, no auditório da Subprefeitura de Itabatã, com uma reunião de integração da campanha “Faça Bonito”, alusiva ao 18 de Maio. Participaram orientadores da rede municipal e a equipe técnica do NUPED. A ação teve como objetivos fortalecer, refletir e atualizar o papel desses profissionais nas escolas públicas do município.

O evento integra o plano de formação continuada da gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa – Robertinho (UB) –, que visa à valorização e ao aperfeiçoamento de todos os profissionais da educação até 2028. Conduzido pela consultora pedagógica Clarissa Magalhães Costa, o encontro destacou a importância da orientação educacional como elo estratégico entre escola, família e comunidade. “Precisamos ‘sair da caixa’ e fortalecer a intersetorialidade. Afinal, estamos falando do mesmo público. A criança ou adolescente que está na sala de aula também é atendido pela Assistência Social e pela Saúde. Pensar juntos é o caminho para políticas mais eficazes”, pontuou Clarissa Magalhães.

Integração entre Educação e Assistência Social ganha força
O encontro reuniu a equipe pedagógica da SEME, representantes do CREAS, assistentes sociais, psicólogas e a secretária de Assistência Social, Lucivanda Rios Augusto. Também estiveram presentes a coordenadora do PSE, Camila Urbano Lindner, e a orientadora Madalena Caetano, reforçando a integração intersetorial entre as áreas.
A equipe do CREAS apresentou a campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, alusiva ao Dia 18 de Maio. Escolas municipais foram incentivadas a desenvolver projetos de conscientização sobre o tema ao longo do ano.

“Esse encontro foi uma excelente troca de experiências e traçou estratégias conjuntas de prevenção e enfrentamento, fortalecendo a campanha Faça Bonito em Mucuri”, destacou a secretária. Durante a reunião, foram apresentados os papéis dos principais equipamentos da rede de proteção:
1º – CRAS: Porta de entrada da Assistência Social, atua na prevenção de situações de vulnerabilidade;
2º – CREAS: Acolhe e acompanha indivíduos e famílias em risco, onde os direitos já foram violados;
3º – Conselho Tutelar: Órgão de defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Ele é responsável por garantir acesso à educação e atuar em casos de violência, abandono ou indisciplina escolar.

Orientadores educacionais: agentes de transformação
Para a coordenadora do NUPED, professora Hernânia Martins, o evento foi essencial para reafirmar o papel estratégico da orientação educacional no desenvolvimento integral dos alunos. “Essa função vai muito além do suporte ao pedagógico. Ela fortalece o vínculo com as famílias e apoia a gestão escolar, sendo indispensável para o sucesso da aprendizagem”, explicou.
A participação ativa dos orientadores durante o encontro contribuiu para trocas de experiências valiosas, reafirmando o compromisso coletivo com a formação humana e a construção de uma escola mais acolhedora, segura e transformadora.

O secretário municipal de Educação, professor Dalmo Costa, também acompanhou o evento e destacou o apoio decisivo do prefeito Robertinho para a execução do planejamento educacional. “Estamos estruturando um ciclo robusto de formação para todos os profissionais da educação. Esse esforço já vem sendo feito com os diretores escolares e agora se estende aos orientadores e acrescenta nossa interlocução com a secretaria de Assistência Social. Seguimos avançando dentro do cronograma, com foco na qualidade e na humanização do ensino”, afirmou.

Ciclo 2025-2028 avança com formação em toda a rede
A formação dos orientadores educacionais dá continuidade ao ciclo de capacitações iniciado no fim de abril. Nos dias 29 e 30 daquele mês, a SEME realizou o 1º Encontro de Diretores Escolares com gestores de escolas de Itabatã, Taquarinha, Ibiranhém, São Jorge e 31 de Março. Já nos dias 07 e 08 de maio, foi a vez da Parte-2 do 1º Encontro de Diretores de Mucuri-Sede, Nova Brasília, Cruzelândia e Rio do Sul. O evento realizado no gabinete municipal, na cidade de Mucuri. “Com foco em resultados, inclusão e integração, a Prefeitura de Mucuri segue investindo em formação contínua e valorização dos profissionais da educação, pilares de uma educação pública mais eficiente, justa e transformadora”, concluiu o secretário de Educação, Dalmo Costa.

Programação da Campanha “Faça Bonito” em Maio:
Nesta sexta-feira (16/05) às 15h, a Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, CREAS, CONSELHO TUTELAR e CADUNICO participarão da Caminhada do Projeto EU ME PROTEJO da Escola Municipal Raul Gazzinelli, na cidade de Mucuri.
O CRAS de Itabatã nos dias 19 a 21 de Maio promoverá A SEMANA LARANJA em alusão ao 18 DE MAIO. Com a realização de Oficinas para conscientização do público alvo atendido no Equipamento: Programa Bolsa Família, BPC Idoso e deficiente, PAIF e SCFV.
No decorrer dos meses o CREAS, CRAS e CONSELHO TUTELAR organizará palestras de conscientização nas escolas públicas.
No dia (17/05), a partir das 08h da manhã, todos os Equipamentos da Secretaria estarão no distrito de Itabatã para a divulgação da Campanha FAÇA BONITO com entrega de panfletos na Rodovia BR-101. Ponto estratégico – radar de fiscalização eletrônica do trevo da Estação Rodoviária.
+ There are no comments
Add yours